Imaginação em psicologia

Alguns passos necessários, de Gordon W. Allport

  • Renan Silva Carletti Centro Universitário de Rio Claro - Claretiano
  • Júlia Santa Clara de Azevedo Ferreira Universidade de Sao Paulo
Palavras-chave: Gordon Allport, psicologia, pluralismo teórico, epistemologia

Resumo

O presente artigo é uma tradução do texto de Gordon Allport chamado “Imagination in Psychology: Some Steps of Execution” publicado em 1964 no livro “Imagination and the University”. Situado em uma época de embate entre a psicanálise e a psicologia comportamental, Allport percebe na fenomenologia uma forma de possibilitar novos olhares para as questões epistemológicas enfrentadas na Psicologia. Para ele, há um grupo chamado de reducionistas, que defende uma única perspectiva teórica para abordagem das questões psicológicas. Diferente disso, Allport propõe uma perspectiva que se assemelha a um pluralismo sistemático, ou seja, é possível se utilizar de diversas teorias para analisar um mesmo problema. O crivo para selecionar quais os conceitos deverão ser utilizados em uma teoria é o próprio profissional junto à sua capacidade imaginativa. Allport encerra o texto de forma esperançosa, condicionando as contribuições da Psicologia às diversas áreas da sociedade, ao amadurecimento de suas reflexões e aos debates internos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Silva Carletti, Centro Universitário de Rio Claro - Claretiano

Doutor em Psicologia Clínica pela USP e estágio de pós-doutorado no Laboratório de Mídia, Comportamento e Política (LABO/PUC-SP). Atua como professor universitário e psicólogo clínico. Doutor em Psicologia Clínica pela USP (2021). Formação Teórica em Psicologia Fenomenológica-Hermenêutica pelo Instituto Dasein (2018). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP (2015). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012).

Júlia Santa Clara de Azevedo Ferreira, Universidade de Sao Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP – USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da FFCLRP) e integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudo em Práticas Grupais do mesmo Programa. Histórico de Formação Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013), pós-graduada em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2015).

Publicado
2022-05-10
Seção
Tradução